segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Product Placement

O Product Placement é a inclusão de marcas comerciais dentro de conteúdos de entretenimento e ficção, como se fossem simples adereços, dou como exemplo as bebidas (Morangos com açúcar), carros (James Bond), cereais (Pequeno-almoço com…) ou detergentes (Novelas).




Estas marcas aparecem para reforçar a sua notoriedade ou lançar um novo produto, em alguns casos, são feitas abordagens às características dos produtos.

Nesta técnica de comunicação escolhe não só os programas ou filmes, mas também os seus protagonistas, são as heroínas que promovem o consumo dos produtos ou pelo menos a experimentação dos mesmos. No momento em que o consumidor vê alguém que admira ou se identifica, consumir um produto, automaticamente irá adquirir para pelo menos tentar em alguma situação estar em igualdade com o seu ídolo.

O product placement é uma forma de negociação publicitária, da mesma enquadrando-se na família do soft sponsoring, ou seja da inclusão de produtos, da manipulação de conteúdos e do financiamento de programas.





Vantagens: Os custos são na maioria das vezes bastante elevados, embora estejam dependentes da associação ou parceria que a empresa pretende efectuar. Esta opção quando existe capacidade financeira tem um retorno muito bom para as empresas.

Desvantagens: Mais uma vez está aqui presente a associação aos protagonistas, aos conteúdos, etc., resumindo no caso da associação não se identificar com os valores da marca poderá ser catastrófico. Quando os produtos são declaradamente valorizados de uma forma abusiva, penso ser negativo para a marca.



Sem comentários:

 
Chess Mind