terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Marketing de Embosca



Este termo é novo, mais uma técnica bem antiga que ganhou a sua própria identidade.

O Mkt de emboscada é uma estratégia que consiste em tirar o máximo proveito publicitário conquistando a envolvente de um evento ou espaço sem efectuar uma contratação com os detentores do direito.


Em todo o mundo são vários os exemplos que já se verificaram. No mundial de 1994 o sinal de “número 1” que a maioria dos jogadores brasileiros faziam nas comemorações de golos – em especial Romário (em homenagem à marca de cerveja Brahma).


Na época desportiva de 2008/2009 de futebol em Portugal, a Super-bock faz uma marcação cerrada com marketing de emboscada à patrocinadora oficial Sagres.


Após não conseguirem contratar o patrocínio da Liga de Futebol Profissional de Futebol, apostou na 2ª Liga de Portugal, através da marca Vitális e negociou espaços com os clubes da 1ª Liga de forma individual.



No mercado nacional, foi possível verificar em algumas situações que as pessoas memorizavam, muito mais a marca exterior ao evento que a oficial.




Vantagens: A marca transmite agressividade no mercado, consegue grandes públicos, grandes publicidades, com investimentos muito reduzidos.

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