Este termo é novo, mais uma técnica bem antiga que ganhou a sua própria identidade.
O Mkt de emboscada é uma estratégia que consiste em tirar o máximo proveito publicitário conquistando a envolvente de um evento ou espaço sem efectuar uma contratação com os detentores do direito.
O Mkt de emboscada é uma estratégia que consiste em tirar o máximo proveito publicitário conquistando a envolvente de um evento ou espaço sem efectuar uma contratação com os detentores do direito.
Em todo o mundo são vários os exemplos que já se verificaram. No mundial de 1994 o sinal de “número 1” que a maioria dos jogadores brasileiros faziam nas comemorações de golos – em especial Romário (em homenagem à marca de cerveja Brahma).
Na época desportiva de 2008/2009 de futebol em Portugal, a Super-bock faz uma marcação cerrada com marketing de emboscada à patrocinadora oficial Sagres.
Após não conseguirem contratar o patrocínio da Liga de Futebol Profissional de Futebol, apostou na 2ª Liga de Portugal, através da marca Vitális e negociou espaços com os clubes da 1ª Liga de forma individual.
No mercado nacional, foi possível verificar em algumas situações que as pessoas memorizavam, muito mais a marca exterior ao evento que a oficial.
Vantagens: A marca transmite agressividade no mercado, consegue grandes públicos, grandes publicidades, com investimentos muito reduzidos.
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