O Punk Marketing é actuar de uma forma contrária ao que está estabelecido.Os consumidores neste momento estão cansados de publicidade devidamente organizada e pensada, tudo começa a soar a falso, tudo começa a ser maçante, tudo começa a ser dispensável.
A gota de água aconteceu quando os consumidores descobriram os aparelhos que permitem gravar os programas de televisão sem anúncios, o aparecimento do simples controlo remoto da televisão que veio dar origem ao “zapping”, portanto preparem-se para num futuro próximo termos canais de TV gratuitos mas que nos obrigaram a ver publicidade que pretendem emitir.
O sinal mais visível de que o poder estava do lado do consumidor surgiu com a banalização da Internet, que permitiu o acesso livre à informação, a avaliação e a partilha de opiniões sobre os produtos, sobre as campanhas dos mesmos, sobre os serviços, promoções, assim como a comparação de preços.
Esta passagem de poder é uma revolução e tal como o movimento “punk”, (simbolizado por grupos como os Sex Pistols ou os Clash) foi uma “pedrada no charco” para a indústria da música no final da década de 70, também a indústria do marketing precisava de um “grito de revolta” contra a tradição e as convenções.
O “Punk marketing” é, segundo os autores, uma maneira diferente de se fazer as coisas. É uma filosofia que rejeita as verdades estabelecidas e que parte da premissa que agora é o consumidor e não as marcas quem “manda”, quem decide ou quem controla.
Conscientes dessa nova realidade o Punk Marketing direcciona a sua atitute para os seguintes 15 itens:
Primeiro: “se não arriscar morre”;
Segundo: “desafie as assumpções daindústria.”;
Terceiro: “mantenha uma posição firme”;
Quarto: “não ceda aos clientes”;
Quinto: “não seja controlador”;
Sexto: “nunca perca a honestidade”;
Sétimo: “crie inimigos”;
Oitavo: “deixe que os consumidores descubram a qualidade da sua marca”;
Nono: “pense à frente dos rivais”;
Décimo: “não se deixe iludir pela tecnologia”;
Décimo Primeiro: “mantenha-se fiel às suas vantagens competitivas”;
Décimo Segundo: “comunique com simplicidade”;
Décimo Terceiro: “aposte sempre na qualidade”;
Décimo Quarto: “use novas ferramentas de marketing”;
Décimo Quinto: “interrogue-se constantemente”
Não pode recear a mudança se assim acontecer está a errar logo no início. Um bom suporte para esta técnica desconcertante é a utilização de ferramentas como os blogues (não, este sabemos que não) ou os social networking sites, como são exemplo o MySpace, You Tube, Facebook ou Second Life. O aparecimento da Web 2-0, assim como novas ferramentas que podem surgir serão sempre os melhores canais para o Punk Mkt.
No fundo o punk marketing apela ao conhecimento de tudo o que existe para evitar aproximações indesejadas e posteriormente ser irreverente e não ter medo de mudar, alterando de mentalidades.
Fonte: “Punk Marketeer” Richard Branson.
Segundo: “desafie as assumpções daindústria.”;
Terceiro: “mantenha uma posição firme”;
Quarto: “não ceda aos clientes”;
Quinto: “não seja controlador”;
Sexto: “nunca perca a honestidade”;
Sétimo: “crie inimigos”;
Oitavo: “deixe que os consumidores descubram a qualidade da sua marca”;
Nono: “pense à frente dos rivais”;
Décimo: “não se deixe iludir pela tecnologia”;
Décimo Primeiro: “mantenha-se fiel às suas vantagens competitivas”;
Décimo Segundo: “comunique com simplicidade”;
Décimo Terceiro: “aposte sempre na qualidade”;
Décimo Quarto: “use novas ferramentas de marketing”;
Décimo Quinto: “interrogue-se constantemente”
Não pode recear a mudança se assim acontecer está a errar logo no início. Um bom suporte para esta técnica desconcertante é a utilização de ferramentas como os blogues (não, este sabemos que não) ou os social networking sites, como são exemplo o MySpace, You Tube, Facebook ou Second Life. O aparecimento da Web 2-0, assim como novas ferramentas que podem surgir serão sempre os melhores canais para o Punk Mkt.
No fundo o punk marketing apela ao conhecimento de tudo o que existe para evitar aproximações indesejadas e posteriormente ser irreverente e não ter medo de mudar, alterando de mentalidades.
Fonte: “Punk Marketeer” Richard Branson.

Vantagens: A grande vantagem é a capacidade de chocar de chamar atenção para os conteúdos e a sua capacidade de criar ou desenvolver Buzz, sempre ou na maior parte das vezes a baixo custo. A colocação da interrogação ou uma última questão é uma vantagem, mas acho que esta situação deve ser efectuada em qualquer técnica, ou seja tudo deve ser ponderado.
Desvantagens: Reside em meu entendimento no último ponto a grande questão e possível desvantagem do Punk, ou seja a ponderação final o questionar decisivo, não pode quebrar a regra inicial de ser completamente diferente nas acções de comunicação e esta atitude embora estas acções normalmente, são dirigidas a pequenos públicos quando assim não acontece algo demasiado “agressivo” poderá deitar tudo por terra.
Desvantagens: Reside em meu entendimento no último ponto a grande questão e possível desvantagem do Punk, ou seja a ponderação final o questionar decisivo, não pode quebrar a regra inicial de ser completamente diferente nas acções de comunicação e esta atitude embora estas acções normalmente, são dirigidas a pequenos públicos quando assim não acontece algo demasiado “agressivo” poderá deitar tudo por terra.

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