domingo, 25 de janeiro de 2009

Marketing de Eventos




A necessidade de conquistar notoriedade e o contacto directo com o target, são alguns dos objectivos que as marcas procuram atingir com o patrocínio ou a realização de eventos. Inaugurações de espaços, grandes eventos musicais, desportivos, entre outros, um número variado de eventos que já decorrerem parecem ter explodido nos últimos anos.


«Existem em Portugal 40 a 50 entidades que têm efectivamente dinheiro para gastar. As restantes não têm capacidade para investir neste tipo de eventos devido à exiguidade dos orçamentos. Com cinco mil euros conseguem comprar uma página numa publicação e com isso obtêm alguma visibilidade. Organizar um evento por esse valor nem sequer vale a pena». José Vítor Director executivo Adereço Produções


«As empresas estão a ter a noção da importância dos eventos como ferramenta fundamental nas suas campanhas de comunicação, substituindo muitas vezes a publicidade tradicional, como tal, o investimento tem vindo a crescer mas de uma forma muito racional por parte dos clientes. Este crescimento também tem a ver com a forma cada vez mais profissional como os projectos são apresentados». Frederico da Cunha director-geral da Stressless.


«Penso que as causas deste crescimento são várias: em primeiro lugar, as empresas necessitam do marketing empresarial e não podem deixar de investir nesta área». Francisco Serzedello Director da Action Plan.


«Considero que o mercado global está a crescer sendo, cada vez mais, os eventos e o Experience Marketing uma alternativa com excelentes resultados que um número crescente de empresas está a utilizar para mais situações.» António Quina responsável de A Vida é Bela.


«O aumento deve-se a factores pontuais como o Mundial de Futebol e o Rock In Rio, e também a uma tendência de desvio de investimentos para a área dos eventos». Pedro Rodrigues, Director-geral da Desafio Global.



O Marketing de eventos é algo que se enquadra com a forma de vida dos dias de hoje e está também muito relacionado com a conjuntura económica mundial. Em Portugal nota-se bastante, porque são poucas as hipóteses do público português, assistir a grandes momentos, como concertos, festivais, combates, etc., assim as poucas marcas a actuar no nosso país com capacidade financeira e estrutura para realização deste tipo de eventos, concede aos seus clientes como no experience marketing oportunidades únicas ou raras.

Vantagens: A oportunidade de publicitar a marca, atingindo um número elevado de consumidores, elevar ao nível dos espectáculos que conseguir organizar a sua notoriedade e fortalecer a sua relação com o seu target.

Desvantagens: A grande desvantagem é o enorme investimento que é necessário para organizar um evento desta grandeza, falo em grande pois eventos de pequena dimensão, não valem a pena. No caso de algo correr mal, tudo vai por água abaixo. Outro problema está relacionado com o periodicidade de eventos, quando se iniciam depois é muito complicado para, pois a interrupção é sempre prejudicial.

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