domingo, 25 de janeiro de 2009

Experience Marketing


O que é o Experience Marketing?

As organizações no passado construíam programas de fidelização de clientes, de motivação da força de vendas e fazia promoções baseadas em prémios materiais. A experiência diz-nos que estes prémios deixaram de incentivar dada a sua acessibilidade, sendo vulgarizados e diminuindo o interesse.

O futuro é já hoje, as empresas concedem aos seus colaboradores e aos seus clientes momentos únicos e de acessibilidade reduzida. Os incentivos são, hoje em dia, as sensações decorrentes da vivência de todas estas experiências.

O romper com o quotidiano, é o novo conceito de valor que o Experience Marketing veio acrescentar ao mercado, promovendo relações mais fortes e mais aproximadas com as marcas, uma vez que estas acções decorrem sempre num ambiente de lazer.

A escolha das experiencias é fácil, pois as mesmas devem reforçar e enquadrar-se no posicionamento da marca. Desta forma as marcas têm oportunidade de reforçarem a sua diferenciação, demarcando-se da concorrência.





Fonte: http://www.avidaebela.com/


Num mercado global que procura diariamente e de uma forma constante caminhos para atingir o centro emocional do seu consumidor, envolvendo-o numa interacção mais profunda com a marca, o experience marketing, assume um destaque valioso.
«A tendência é cada vez mais as marcas oferecerem aos seus clientes experiências e sensações, em detrimento de produtos racionais, compreendendo que as pessoas estão cada vez mais sofisticadas e exigentes. Ao viver as experiências», António Quina, do guia de experiências a vida é bela.
«O consumidor passa a actor, tornando-se parte integrante do desenvolvimento e da construção da marca, enquanto indivíduo com preferências e necessidades específicas», Jorge Castanheira
«O consumidor é também um ser emocional, pois a experiência de compra é cada vez mais a satisfação de necessidades sensoriais e muitas vezes de entretenimento. O experience marketing permite aumentar o grau de envolvimento do consumidor com a marca em determinados touch points contribuindo, de facto, para o enriquecimento da relação», Director-geral da Touch_Me Wunderman.
«Se a experiência for positiva, o cliente vai lembrar-se mais facilmente dela do que de um qualquer objecto ou brinde que tenha recebido da marca», Ana Beirão, da One to One.

Vantagens: «A possibilidade de conseguir uma ligação muito forte com a marca, ao ponto de o consumidor ou cliente sentir-se em divida para com a marca, pela mesma ter-lhe proporcionado momentos únicos na vida.

Desvantagens: «A experiência fica «gravada» no coração - para o bem e para o mal», além dos custos muitas vezes avultados para chegar a um número reduzido de elementos, as acções desenvolvidas têm de ser muito bem preparadas, minuciosamente organizadas e sejam um valor acrescentado para os participantes. Todas as situações negativas ficaram marcadas para sempre.

Fonte: http://www.jornalbriefing.iol.pt/

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