segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Marketing Tribal



O marketing tribal é uma forma de marketing que aposta na criação ou divisão de grupos com interesses comuns, com os mesmos estilos de vida e em dar a esses grupos produtos que vão ao encontro das suas necessidades e desejos.Não é de hoje que o marketing WOM (word of mouth) funciona. As pessoas confiam num conhecido ou amigo que um dia experimentou um produto, que enumera as suas vantagens e que o aconselha por algum motivo, muitas vezes com interesses comerciais.


No marketing tribal, há uma “tribo”, ou seja grupo de pessoas que partilham algumas características semelhantes ou algum tipo de interesse semelhante, a quem é apresentado um produto que se sabe à partida que irá satisfazer os seus interesses e espalhar as vantagens do produto apresentado.


Uma pessoa que faz parte desta comunidade têm acesso não só aos últimos produtos da empresa em questão, como também pode interagir com elementos da própria empresa destacados para este trabalho em particular, como com os membros do grupo, obtendo sugestões, ideias, conselhos, ou simplesmente comunicando com pessoas que partilham dos mesmos interesses, o que dá uma sensação de grupo e união. Desta forma uma empresa não só consolida o grupo de consumidores fiéis ao produto, como também contribui para que “se espalhe a palavra” e aumente o grupo de pessoas pertencentes à tribo.


Existe neste técnica como em muitas outras um interesse notório de obtenção de Buzz, assim como busca de uma propagação de venda de produtos, mas principalmente uma procura de alargamento das tribos num funcionamento de passa-a-palavra em pirâmide.

Fonte: http://www.slingshot.online.pt/


Vantagens: Não deve existir melhor forma de atingir o público-alvo senão aquela que passa directamente pelos seus valores emocionais, a propagação de conhecidos, garante uma adesão facilitada dos produtos. Embora comece por pequenos grupos de consumidores, consegue aumentar essas tribos com níveis de satisfação elevados.
Desvantagens: Uma evolução muito lenta e fica demasiadamente dependente da dedicação e do amora dos seus consumidores aos produtos.

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