Não é uma novidade para ninguém que uma empresa ou organização antes de vender os seus produtos ou serviços aos seus clientes necessitam de convencer os seus próprios colaboradores a adquirir ou optar pelos mesmos. Esta técnica de marketing é um elemento de ligação entre o cliente, o produto e o empregado.
A importância de "vender" um produto, uma ideia ou um posicionamento de marketing para o empregado é igual a utilidade de o passar ao cliente. Desta forma possibilita torná-lo aliado no negócio, como também responsável pelo sucesso da companhia e igualmente interessado com o seu desempenho.
As empresas distribuídas pelos quatro cantos do mundo, têm tratado este tema com muita ponderação, de uma forma especial a partir do aparecimento da Globalização, que veio acelerar os processos de troca e a interconexão dos mercados, incluindo gradualmente o Endomarketing na pauta de discussões estratégicas que, directa ou indirectamente envolvem os recursos humanos.
O marketing interno e o endomarketing são e a mesma coisa, ou seja tentam a partir do interior, atingir objectivos de marketing, já a comunicação interna, é também uma técnica de comunicação interna à organização, com a diferença de poder ser aplicada sem objectivos de marketing.
Para alcançar o sucesso, a estratégia vencedora de endomarketing deve abordar aspectos psicológicos, comportamentais e motivacionais dos colaboradores.
Vantagens: Promove um bom ambiente de trabalho nas organizações, coloca todos os profissionais orientados para um objectivo, ajuda à intenção de uma melhoria continua e mostra ao colaborador o quanto ele é importante para o colectivo.
Desvantagens: Uma organização poderá ter imensas pessoas, com variadas culturas, com inúmeras religiões e com vários níveis de formação o que poderá obrigar a várias comunicações diferentes para a mesma mensagem. Uma actividade excessiva poderá criar muita desconfiança entre os funcionários e ter uma reacção contrária à desejada.
Instrumentos para o endomarketing:
· A concepção de vídeos institucionais, de apresentação dos produtos ou serviços com o objetivo colocar em contato direto os colaboradores com a realidade em que o seu produto é utilizado;
· Elaboração de manuais técnicos e educativos os quais apresentam os produtos, os serviços os lançamentos e as tendências;
· Edição de um jornal interno com a contribuição de vários departamentos;
· Colocação de cartazes motivacionais e informativos com o objetivo de passar novas informações;
· Promoção de reuniões com com cargos superiores por forma a estreitar qualquer distancia existente;
· Organização de comunicações internas formais, programas para apresentar as novidades da empresa ou a evolução da mesma;
· Uma rádio interna para conceder musica ambiente adequada e divulgar notícias ou informações internas;
· Site da organização com acesso restrito a funcinários onde são facultadas informações de relevo da empresa;
· Organização de “outdoors” com o objectivo de fortalecer o espirito de grupo.
Exemplo: Outdoor Ambiental: Eco-Raid.
O Eco-Raid é um jogo onde os participantes são desafiados a entrarem num desafio constante em redor da Ecologia, logo ao longo do percurso serão incentivados em participar em várias actividades ecológicas como:
EASYGLIDE: Este é um meio de locomoção eléctrico e não poluente, muito divertido de andar. Sugerimos a criação de um percurso com obstáculos onde os participantes terão de realizar este minipercurso para atingir um objectivo predefinido.
ESCALADA & RAPPEL: Esta é uma actividade mais radical para os aventureiros que estarão presentes em cada grupo. Sugerimos que o objectivo seja ter de descer uma linha de rappel ou subir uma parede para obter uma pista para a resolução de um enigma ecológico.
BTT’s: Este é um meio de locomoção igualmente ecológico. Propomos uma orientação com pequeno roadbook urbana, com o objectivo de recolher pistas e informações ecológicas.
MINI-REGATA: Teremos à nossa disposição 2 barcos que nos levarão impulsionados pelo vento na perseguição de uma pista perdida numa bóia do meio do mar.
Fonte: http://www.endomarketing.com/
3 comentários:
A melhorar, conforme comentários no post anterior. Adicionalmente, neste caso do Endo deve estabelecer concluir se é o mesmo que comunicação interna e mkt interno. E para isso precisa de mostrar o que sabe sobre ambos, ainda que resumidamente.
Mas a continuar o bom trabalho.
Tu sabes da poda... fazes maois endomarketing no In motion que todo o IPAM junto, um abraço.Bruno Cipriano
Pode reeditar e melhorar... é para isso que deixo os comments.
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