terça-feira, 28 de outubro de 2008

Marketing Viral e Digital


O MKT Viral é uma técnica muito antiga, que se enquadra nos últimos anos, inserido no MKT Digital. Esta técnica de comunicação é uma prática que funciona muito através da confiança.

Quando os colaboradores de uma empresa no exercício das suas funções, tratam da melhor forma possível um cliente, seja ele residencial ou empresarial, os mesmos vão passar uma mensagem de satisfação pelo produto ou serviço a outras pessoas. Estas referências pessoais atraem novas oportunidades de negócios. No caso inverso, ou seja nos momentos em que os mesmos profissionais, maltratam os clientes, deixam logo de solicitar os seus serviços ou adquirir os seus produtos. Esta situação propaga uma comunicação negativa, normalmente muito mais determinada ou energética, diminuindo os negócios da organização.

No mundo dos tijolos não existem dúvidas é assim e como será na internet?

No caso da internet é exactamente a mesma coisa, mas com um potencial de multiplicação muito maior, geralmente incalculável.

De forma simplificada, mas não simplista, o marketing viral é uma ou qualquer estratégia que encoraja indivíduos a passar a sua mensagem de marketing, criando uma oportunidade de crescimento exponencial da exposição e influência desta mensagem.

Esta estratégia usa o rápido crescimento para uma explosão de milhares ou milhões de consumidores.
Uma diferença e possivelmente uma pequena vantagem sobre o Buzz Marketing é que o Mkt Viral gera ou pode gerar Buzz, assim como o Punk Mkt ou o Mkt Guerrilha enquanto o Buzz dificilmente provoca qualquer uma destas técnicas atrás referenciadas. No entanto arranjar situações de diferença efectiva entre o Viral e o Buzz é muito difícil pelo simples motivo que se confundem imenso.

A grande diferença está na forma de propagação da mensagem, uma vez que o Buzz emite a comunicação pretendida pela passagem da palavra, enquanto o Viral dos dias de hoje é praticamente aplicado através da internet o que nos leva ao Mkt Digital.

A seguir apresento 7 Técnicas de MKT Viral, dando alguns exemplos, inseridas no MKT Digital que podem servir para atrair mais visitas e promover o retorno dos visitantes ao espaço da empresa na Web.

As 7 técnicas são: Assinatura de correio electrónico, Grátis é que eu gosto, Webcards, Ezine, Mensagens instantâneas, Se você gostou recomende, Um exército de vendedores.


1. Assinatura de correio electrónico - A primeira técnica é muita conhecida. Assinaturas de correio electrónico são três ou quatro linhas que se coloca em todas as mensagens de e-mail, desta forma toda mensagem que se envia leva seu nome e endereço para os leitores. Quando a informação que você veicula interessar a outras pessoas além do leitor directo, incentive-o a encaminha-la, multiplicando os leitores e espalhando sua assinatura.

2. Grátis é que eu gosto - Dá para encontrar de tudo gratuito na Internet, não é? Por que será? Será por que as pessoas adoram coisas grátis? Com certeza, quem não gosta de receber um presente?
A verdade é que nos adoramos não pagar por algum benefício, principalmente o típico lusitano. Aproveite esta faceta humana e ofereça algo gratuito no seu site, alguma coisa que sirva para espalhar seu endereço e trazer novos visitantes ao seu espaço cibernético.
A ideia é dar para vender: uma amostra do produto, uma versão reduzida, trinta dias de experiência, um mini curso com informações de pré-venda, fica À sua escolha. O importante é que seja relacionado ao seu produto e que tenha valor real para o internauta, passando ou reforçando sua mensagem de venda e permitindo que o visitante retorne ao site para comprar ou pelo menos, para obter mais informações.

3. Webcards – As meninas adoram enviar Webcards. São aqueles cartões postais digitais que toda a gente recebe de vez em quando, é no natal, na pascoa, enfim por mil e uma razões o que provoca uma imensidão de mensagem entre muitos mais – pelo menos o dobro, de contactos.

4. Ezine - Um Ezine é um informativo na forma de email que recebe-se de tempos em tempos. O MEiO no Email ou o Webinsider são exemplos e se você ainda não tem, está na hora de pensar seriamente nisto.
A questão aqui é publicar artigos que realmente interessem aos seus visitantes e incentiva-los a encaminhar a mensagem para quantas pessoas quiser.

5. Mensagens instantâneas - Um dos maiores sucessos da internet é o ICQ, um programa que permite saber quando algum conhecido está conectado à internet e enviar mensagens para que ele as recebe na mesma hora e responda.
Acontece que para usar o ICQ, ambos os lados têm que possuir o programa no seu computador e aí está a beleza do negócio: qualquer pessoa que goste do ICQ vai insistir consigo para também o usar. Depois você tem que ir ao site, descarregar o programa e recensear-se no serviço, que é gratuito. A partir deste momento essa pessoa vai estar com você em cada navegação, acompanhada de mais ou menos 80 milhões de pessoas em mundo todo.

6. Se você gostou deste site, recomende - Você já deve ter visto esta mensagem em alguma página. Um simples script que permite que o visitante que gostou do site envie facilmente uma mensagem para seus amigos.

7. Tenha um exército de vendedores - Imagine milhares de sites com banners apontando para seu endereço de e-mail. Imagine só pagar quando uma venda acontecer! Foi isto que o http://www.amazon.com/ fez para se tornar um dos fenómenos da rede mundial. Oferecendo comissão pelas vendas de livros, webmasters de todo o mundo aderiram ao seu programa e tornaram-no na maior livraria do mundo, sem uma única loja sequer.

Estas ideias são só o começo e o céu é o limite. Como eu disse, seja criativo oferecendo valor para seus visitantes. Pense em pelo menos três outras formas de espalhar sua mensagem de forma exponencial (esqueça o SPAM) e ponha em prática, mesmo que a mesma pareça maluca. Sem testar, ninguem saberá. (Fonte: © 2001 Renato Fridschtein)
Vantagens: O investimento normalmente é bastante reduzido ou até mesmo insignificante com uma capacidade de abrangência fenomenal o que facilita a elaboração de campanhas diferentes e dirigidas a vários públicos-alvo distintos.

Desvantagens: A facilidade provoca normalmente o exagero, devido á sua facilidade de utilização existem hoje imensas campanhas de marketing viral, mas principalmente digital. Este excesso desvaloriza qualquer tipo de acção por muito bem idealizada ou efectuada que seja.

2 comentários:

Bruno Cipriano disse...

Parabéns pelo excelente blog, o link do teu blog já está no meu .

Um abraço, de Gritos...

Ana Paula Cruz disse...

Bom, vamos então à parte séria. Gostava de neste caso do viral haver melhor clarificação da diferença entre viral e buzz na definição. Tb uma sustentação de afirmações com algumas citações. E recordo o desafio para ver o que falta:definição própria, com sustentação em autores e profissionais reconhecidos, vantagens e desvantagens, exemplos com comentário.

 
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